sábado, 5 de janeiro de 2008

Velhos "Talentos"


Conforme prometido, um novo post a cada 3 dias... vâmo lá!

Há meses atrás, dirigindo na volta do trabalho, resolvi ouvir rádio, coisa que faço raramente, e fui surpreendida por uma canção SENSACIONAL chamada “Prometemos Não Chorar”. Gente... eu não sabia se dirigia, se ligava pros amigos sintonizarem a mesma rádio, se chorava de rir... fiquei ali esperando a música acabar pra descobrir o nome e seu intérprete: Barros de Alencar.

Foi só o tempo de chegar em casa e correr pro “Google” (Ps. Gente, havia vida antes do Google?), e lá descobri que Barros de Alencar é um “famoso” cantor/compósito/radialista da década de 70, que emplacou sucessos como “Meu amor (Monia)" e “Não me peça um beijo (Porque vou chorar)” – Infelizmente ainda não tive oportunidade de me deliciar com esses hits...

Eu fiquei tão encantada que na época baixei a música no e-mule e mandei por e-mail pra galera, mas acho que pouca gente se deu ao trabalho de ouvir. Uma pena. Uma relíquia da música popular brasileira... bom, mas quem quiser recuperar a chance outrora perdida, sugiro que visite o endereço http://www.youtube.com/watch?v=tDVKzeVEbu0&feature=related para ver o clipe e http://letras.terra.com.br/barros-de-alencar/829887/ para ler a lerta, depois me contem o que acharam.

Felizmente algumas pessoas que leram meu e-mail tomaram gosto pela coisa, e meu irmão me presenteou pouco tempo depois com mais uma música fenomenal: “Eu Sonhei Com John Lennon”, de Ciço Gato. Sério... eu não to inventando... o nome dele é mesmo Ciço Gato, ou pelo menos é assim que ele gosta de ser chamado... vai entender!

A letra, como o nome já diz, fala de um sonho de Ciço com John, onde o beatle diz mais ou menos assim: “Ciço, você não percebeu? Você canta melhor que eu, mas meu cabelo é melhor!!”. COMO ASSIM????? MEU DEUS!!!!!!!! O cara fumou maconha estragada e escreveu uma coisa dessas, só pode... e a pobre alma de Lennon precisa ser reverenciada com essas pérolas, como se não bastasse aquela outra do Lô Borges, que me perdoem, mas eu acho igualmente sofrível!

Ah, já ia esquecendo, se você ainda não teve um “piri-paque” e se acha suficientemente forte pra seguir em frente, passe em http://www.youtube.com/watch?v=TDkqdkPbrgE (vídeo) e http://letras.terra.com.br/cico-gato/864125/ (letra) para curtir “Eu Sonhei Com John Lennon”. Eu recomendo.

Bom, mas o que me levou a fazer esse segundo post sobre “Velhos ‘Talentos’” foi uma recente e inusitada descoberta...

Não me perguntem como, eu juro que não foi intencional... mas numa dessas minhas andanças pela internet (sim, porque a internet não se resume a msn e orkut, embora eu seja viciada em ambos), eu fiz um verdadeiro achado. O nome dele? Tony da Gatorra!!!

Gente... eu convido vocês a fazerem essa experiência: digitem no Google “Tony da Gatorra” e vocês vão se impressionar com a quantidade de páginas relacionadas. O cara é citado na “Trama Virtual” e (pasmem) até na “Wikipedia”! Ah, e ele também tem perfil no “My Space” e até Blog, que está relativamente atualizado.

Mas pra poupar vosso tempo, eu faço um breve resumo da figura. Ele é um gaúcho de Esteio, com 56 anos, de estilo hippie e praticante ativo da ideologia "paz e amor". Executa canções pós-punk com letras de protesto.

Tony trabalha consertando televisores e aparelhos eletrônicos. Foi daí que ele tirou o conhecimento técnico necessário para criar “um instrumento musical” (assim entre aspas mesmo) que batizou de "gatorra" — uma espécie de mistura de bateria eletrônica com sintetizador.

Mas o melhor vocês ainda não sabem... segundo a Wikipedia, em 2006, durante sua passagem passagem pelo Brasil, a banda escocesa Franz Ferdinand adquiriu uma gatorra!!!!!!

Pois é, galera... não se espantem se Alex Kapranos aparecer empunhando um estranho instrumento enquanto você assiste aos clipes do TVZ, agora vocês já sabem do que se trata. Melhor fez o Sting que adquiriu um cavaquinho quando esteve aqui... acho que vai ser menos bizarro ver o galego de chapéu panamá e cavaquinho na mão tocando "Roxanne in choro"!!!

E jure que você não ficou curioso pra conhecer o instrumento, seu criador e composições! Então corra para os seguintes endereços: http://myspace.com/tonydagatorra e http://tonydagatorra.blogspot.com/. No Blog você pode até encomendar uma gatorra... a “nº 10” está sendo oferecida por R$2.0000,00, apenas. Alguém se habilita?

2 comentários:

Anônimo disse...

Tony da Gatorra realmente rock's!Descobri esse senhor em 2006(eu acho)...além de ter um estilo "xirra dos pampas",ele prega a paz.Será q ele é o novo messias?Será que ele ajudou Ciço Gato em alguma composição?
Bom,só o tempo responderá...minha única certeza é que o cabelo de Tony desbanca qualquer chapinha ou penteado "cuia"...que lennon não me ouça!hehe...

Anônimo disse...

Com certeza irei pesquisar a fundo sobre todos esses "anônimos" (quem sabe nem tão anônimos e eu que estou nesse mar de ignorância..) e inundar meu conhecimento e meu espírito com tamanha cultura!!!
Au!!!
Bjo Paulinha!!! Show de bola!!
;-)