terça-feira, 8 de janeiro de 2008

A maior prévia carnavalesca do Brasil?


No próximo final de semana começa aqui em Aracaju/SE a 16ª edição do Pré Caju, intitulada “a maior prévia carnavalesca do Brasil”. Por quem eu não sei, né?! Porque com certeza já faz muito tempo que o Pré Caju deixou de ser a maior prévia do Brasil...

Bom, a festa, como todo bom aracajuano sabe, foi idealizada pelo empresário/apresentador/radialista (e nas horas vagas Deputado Estadual), Fabiano Oliveira, em julho de 1992, quando foi chamada de "Suas Férias Com Amor". Nessa primeira edição só havia um único bloco, o Com Amor, puxado por Asa de Águia, que desfilou no percurso compreendido entre a Orla de Atalaia e o Augustu´s.

No ano seguinte, já como "Pré Caju", a primeira mudança no trajeto, e os blocos Com Amor, Papagaiu´s e Brilho desfilaram no circuito Praça da Bandeira/Augustu's, no qual foi montado o Corredor da Folia, então situado na praia 13 de Julho.

Pra mim nada se compara aos ‘pré cajus’ que aconteceram nessa época... aquele trecho da Barão de Maruim era bom demais... nossa... até o aperto que fazia na virada pra entrar na Rua da Frente era bom... rs...

Era a época de “Já lhe dei flores, flores, flores que brotaram em meu jardim, você brincou de bem me quer, mal quer saber de mim” e de “Foiiiiiiii por esse amor, teu corpo é tudo que brilha é a única ilha do oceano do meu desejo”... que saudade!

Esses foram, na minha opinião, os anos de ouro do Pré Caju, com direito ao seboso banho de espuma e tudo mais. Cheguei a comprar um Bora-Bora (sim, eu era fã de Netinho, e daí???) por R$470,00!!! Afora o bloco alternativo, né?! No total 5 dias de muito chão, cerveja e etc etc... rs... MUITA história pra contar, infelizmente a maioria delas impublicável...

Realmente não sei como minhas batatas agüentavam sem reclamar, nem como meus pais liberavam tanta grana pra mim (esqueci de comentar que depois dos blocos a turma toda ia pro camarote da família “de Jesus” no Corredor da Folia...), só sei que era muito bom e que eu aproveitei muito, muito mesmo.

Ps. básico: gente, vocês lembram de Cid Natureza no Bloco Brilho??? Não??? Então seguem algumas fotos dele (by orkut) para dar um refresco na memória... (http://www.orkut.com/Album.aspx?uid=12563058154234181804&aid=1&p=1)

Então, voltando... um tempo depois, infelizmente, resolveram reduzir o percurso e os blocos, passaram a sair em frente a Marinha, na Rua da Frente, lembram? Essa época foi até legal, porque eu morava ali na Pracinha do Minigolfe, e do alto do 12º andar eu acompanhava a folia inteira e pegava os blocos da porta de casa.

Mais tarde nova mudança e os blocos, já em menor número, passaram a sair do João do Alho. O Augustu´s saiu de cena, segundo alegaram, pela insegurança que era atravessar com os blocos a ponte da Coroa do Meio. Agora o percurso seguia até a Embrapa, onde ficava o corredor da folia.

Em 2004 resolveram fu... quer dizer, estragar de vez a festa, e houve uma mudança radical: a folia foi transferida para a Praça dos Mercados, a Praça Hilton Lopes. Era quase um circuito de mini-buggy... a gente rodava, rodava, bebia cerveja, ficava tonto, e depois ia pra casa!

Confesso que nessas edições freqüentei a prévia dos camarotes e, claro, tentei aproveitar ao máximo. Em 2005 ganhei um dia de bloco e saí com duas amigas. Foi até legal, mas...

Graças a Deus em 2006 o Pré-Caju retornou a 13 de Julho no circuito João do Alho/Embrapa, mas a festa não é nem de longe a mesma...

Não sei se o problema é comigo, pela idade, por não ser mais a estudante que está de férias no verão, pelo investimento que de um tempo pra cá tem que sair do próprio bolso... ou se pela festa em si, pelo axé que não é mais aquele “boom”, mas a verdade é que o Pré-Caju não tem mais o mesmo prestígio... basta ver o número de atrações que ele reúne, a celeuma que havia em volta da festa todo ano e que não existe mais! Agora Asa só dá o ar da graça um dia, o Corredor da Folia só tem um lado e a festa só tem 3 dias (esse showzinho na “Praça do Pré-Caju” não conta!).

Mas crescemos no Pré-Caju. E entre altos e baixos numa festa que completa 16 anos, vivemos alguns dos melhores dias da nossa adolescência (se você tem a minha faixa etária). Vivemos aquela baita expectativa da festa, o murmurinho, os dias pulando atrás do trio e agora curtimos os álbuns de fotografia. Tava olhando os meus outro dia, vendo a galera, os abadás, lembrando dos zilhões de episódios engraçados...

Mas se você pensa que mesmo achando que o Pré-Caju não é mais a maior prévia carnavalesca do Brasil, mesmo achando que a festa perdeu muito do seu fulgor, mesmo estando mais velha, eu não freqüento mais essa festa profana... tsc tsc tsc... não se espante quando cruzar comigo no próximo final de semana enfiada num abadá, com uma latinha na mão, cantando “padang padang”: sou eu mesma!!!

6 comentários:

Lua O. disse...

QUE PADANG,PADANG QUE NADA, PÔ!!!

AGORA É
SHIIIVAAAAAAAAAAAAAAA
NA MAXIBAIAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!



KKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!


Amiga, adorei o post!!!

Tamo junta nesse PréCa. E vamos ter muitas histórias pra contar depois aos nossos netos.

Pq msm perto dos 30 a gente ainda pode ser muito feliz atrás do trio, na Beira-Mar.

Texto Jóia.
Amo vc!

Beijos

Anônimo disse...

minha amigaaa ... como eh q vc conseguiu lembrar do iniciozinho qdo eu era apenas um bebê hein???em 1992 eu só tinha 4 anos...
mas realmente quem foi desse tempo diz q n exitiu pre-caju melhor..
apesar de vc criticar o cirtuito dos mercado, vale lembrar q lá tinha uma coisa boa.. q era o Planeja aju onde todo mundo q estava no bloco entrava no espaço com dj's e q relembrava o tempo do augustu's
se eu fui p mtos pre-cajus imagine vc né??? estou ate com saudades já q ano passado eu preferi outros ares... mas sem dúvida esse ano eu vou está lá dançando ate o chão.. espero vê-la por lá!!!
bjocasss

Anônimo disse...

Que saudade da pega... é maldade ler esse post daqui, a 2.000 km de distância, sem poder mais dividir a camisa do Borinha com você... Beijão, amiga. Tô acompanhando suas publicações, amarela de inveja de quem pode estar do seu lado. Saudade!

Anônimo disse...

esse vai entrar pra historia paulette!!!

Unknown disse...

Luana:
"Perto dos 30" so se for vc, sua tanga!!!! Eu tenho mais fôlego hj do que quando tinha 15 anos, basta olhar o tamanho da pança que eu tinha naquela época! kkkkkkkkkk

E Shiva Namaxibaia com certeza será o gritinho do Pré Caju 2008, o "padang padang" eu só coloquei pq tava falando dos pre cajus antigos... au!

Maíra:
Vc tem razão. A boite ali do Planeta Aju era legal. Guarda histórias tbm... hihi Mas infelizmente vc era um bebê quando a sensação do Pré Caju era Netinho e Carla Perez era uma mera desconhecida! :p
Acho que em 16 anos de festa só deixei de ir pra uma ou duas... no bojo tô sempre dando uma espiada.

Tamar:
Vc faz parte dessa história... E MUITO! Lembra daquela história de usar o banheiro da sua casa antes de ir pra concentrãção? kkkkkk E a garrafa de água que Tio Fernando jogou do camarote pra mim e bateu na minha testa? Ai meu Deus... quanta história!!!!!! Que saudade...

Paulette:
Tomara que vc esteja certa. Chegue logo pra gente tirar a prova :p Tô te esperando!

Valeu pelos comentários, galera!

Anônimo disse...

Velhooooooooooo.....que memória boa vc tem viu, Paula!!Me acabei de rir com esse texto, pq lembrei daquele tempo divertidíssimo que era sair no Nana, ou no Bora-Bora....Nossaaa!!!Aquele Bora-Bora caríssimo, com Netinho tocando: Meninaaa...como pude te amar agora...Conseguiu ser o melhor bloco que o Preca já teve!!!Sem contar o percurso: gigantesco!!!
Hj,não vemos os jovens curtindo como nós curtimos, sem medo de ser feliz, de rir, chorar, cantar, gritar...Tudo, hj, é motivo de gozação ou falação...Se Fulana tá bebendo demais...ela é piri...se está ficando com um carinha...ela é mais piri ainda...para cada situação existe uma rotulação imensurável, coisa que não existia antigamente!!Ou pelo menos, a gente demorava saber...hahahahaha!!!
Mas foi bom ter entrado aqui e relembrado esse tempo dos shorts Philipe Martin, e das faixinhas na cabeças...hahahahaha!!