segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Os duendes azuis

Não tem pra Caverna do Dragão ou Scooby Doo... pra mim o melhor desenho de todos os tempos chama-se “Os Smurfs” (Schtroumpfs, no original)!!!

Descobri nas minhas andanças cibernéticas que em 2008 a criação do ilustrador belga Peyo completa 50 anos e um filme está sendo preparado para comemorar a data, com a inclusão de novas personagens mulheres, o que servirá de base para as novas histórias. A justificativa foi dada por Hendrik Coysman, diretor da empresa IMPS, que detém os direitos dos Smurfs, alegando que “houve mudanças dramáticas nos valores sócio-culturais nos últimos 20 a 25 anos". E como houve!

Mas pelo menos quando o assunto é desenho animado, não lembro de assistir nada igual aos Smurfs da década de 80 pra cá. Meus sobrinhos me perdoem, mas “Padrinhos Mágicos”, “Pinky e o Cérebro”, “Laboratório Dexter”, nenhum deles alcança a grandeza dos Smurfs. Aliás, os desenhos de antigamente, em geral, dão um banho na nova geração: O Fantástico Mundo de Bob, Thundercats, He-Man, Ursinhos Carinhosos, o próprio Scooby Doo e Caverna do Dragão, esses sim eram desenhos de verdade (Quem quiser matar um pouco a saudade vá em http://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:Desenhos_animados_da_década_de_1980)

Mas voltando aos Smurfs (tema central de mais um nostálgico post), era maravilhoso amanhecer adoentada e poder me dar o luxo de faltar aula. Eu enrolava mais um pouquinho na cama enquanto meus pais saiam pro trabalho e perto das 8h me punha diante da TV pra ver Xuxa descer da nave... depois do “quem quer pão...”, logo de cara, aquela musiquinha anunciava o primeiro desenho do dia: “Lá lá lálálálá lálálálálá...” Uhuuuuuuuu eram eles!!!!!!!!

Fiz uma pesquisa básica pra refrescar minha memória, e pra quem não lembrava direito ou não é fã do desenho como eu, os Smurfs eram liderados pelo sábio Papai Smurf, que usa um chapéu vermelho, ao invés do popular branco dos outros smurfs. A única personagem feminina é a Smurfete, que reina absoluta entre os olhares dos demais. Tem também o smurf de óculos, um tipo irritante armado em sabe-tudo, o smurf resmungão, super mal-humorado e pessimista, e o vaidoso, com espelho na mão e flor na cabeça, entre outros...

Nos arredores da aldeia dos smurfs, vive o feiticeiro Gargamel e seu gato Cruel (adoro!!!!!!!). O feiticeiro persegue os smurfs inicialmente com a intenção de usá-los como ingrediente em uma fórmula para obter ouro, mas depois de repetidos fracassos a simples possibilidade de vingança é motivação suficiente.

Há quem diga que Gargamel era um doidão que tomava chá de cogumelo o dia inteiro e os duendes azuis eram pura alucinação da cabeça dele... kkkkkkk que maldade... mas essa versão até que fica legal depois que a gente cresce :p

Aliás, há uma série de versões bizarras sobre os Smurfs e diversos outros desenhos da época. Há um resumo bem interessante sobre isso no endereço http://hq.cosmo.com.br/TEXTOS/mundoanimado/d0008_lendasdesenhos.shtm
Pra quem ficou curioso vale uma visita.

Eu já tinha ouvido falar dessa coisa de Gargamel ter alucinações e tal, o que eu nunca tinha ouvido falar é que o desenho chegou a ser seriamente taxado de “Comunista”, é mole? Segundo li, a doutrina Comunista está presente no desenho pelo fato de todos os Smurfs serem iguais a despeito da atividade que desempenham ou de suas habilidades intelectuais. Ainda porque não há propriedade privada na Vila dos Smurfs (a terra e os instrumentos são de todos) e não há igrejas nem padres na vila, respeitando-se a tradição atéia dos marxistas.

Outros argumentos que reforçam essa tese MALUCA são os de que Papai Smurf seria uma alusão a Karl Marx e o Smurf Gênio poderia muito bem ser o Trotsky, já que sua sabedoria se assemelha à de Papai Smurf e, freqüentemente, ele é ridicularizado e banido da Vila (Trotsky foi banido da União Soviética em 1929).

Verdade ou não que Gargamel é usuário de chá de cogumelo e LSD, que os Smufs representam o “comunismo azul”, o desenho fez um estrondoso sucesso entre as crianças a partir de 1981, já tendo sido exibido em diversos países.

Em resumo, pra mim os Smurfs são os Beatles do desenho animado! E assim como eu gostaria que meus filhos ouvissem Beatles no futuro, seria ótimo assistir "Os Smurfs" com eles (só não vai valer fingir que estão doentes pra matar aula e ficar em casa assistindo como eu fiz algumas vezes...) :p

2 comentários:

Anônimo disse...

Smurfs!!!...que saudade da minha infancia!....eu pensei nisso esse fim de semana.... realmente não fazem mais desenhos como antigamente....hoje até o nome dos desenhos são complexos..tudo muito "japonesado" ou "americanizado"....até o conteúdo deixa a desejar...não existe mais aquela "moral da estoria"...eu não sei nem como as crianças sabem pronunciar os nomes dos desenhos...tudo, ao meu ver, muito bobinho....com pouco conteúdo...bem....talvez seja o sinal dos tempos.... o espelho dos avanços tecnológicos e culturais que a humanidade apresenta até então...bem...eu só sei paulinha que a nossa infância foi muito boa....deus queira que possamos proporcionar uma parte disso para os nosso filhos....

PARABENS PELO BLOG!...Já havia lido outros textos muito bons! nostalgicos!...rsrs...

bjosssss

renatinha

Anônimo disse...

Sempre gostei dos Smurfs e de muitos outros desenhos da minha infância. Mas hoje em dia também tem muita coisa boa. O importante é lembrar que nós não somos mais as crianças de 20 anos atrás e as crianças de hoje também são bem diferentes.

Ainda gosto de alguns desenhos de hoje em dia, principalmente os de Genndy Tartakovsk, o Laboratório de Dexter o melhor deles.

Uma curiosidade, a Smurfete é criação do Gargamel. Até então não tinha mulher no meio dos Smurfs. ^o)

O blog está muito legal.

Beijos