quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

"Os bons morrem jovens..."

Depois que eu criei um blog eu não paro mais de pensar sobre o que escrever a cada 3 dias. Cada notícia que eu leio, cada fato que acontece na minha vida, tudo seria motivo pra um post...

De tudo que pensei pra esse novo texto, a notícia que mais me chamou a atenção foi a morte de Heath Ledger, o ator australiano de 28 anos que há pouco tempo interpretou o “cawboy gay” Ennis Del Mar no filme O Segredo de Brokeback Mountain, sucesso de crítica e bilheteria, e que morreu em plena atividade.

A causa da morte ainda está sendo investigada, pois a autopsia foi “inconclusiva”. Além disso, a família nega que ele seja um suicida e a polícia descarta a existência de drogas no quarto em que ele foi encontrado morto. O corpo não apresenta traços de violência e ao que parece Heath não pediu por socorro antes de morrer, já que a empregada doméstica e a massagista que o encontraram morto nada ouviram.

Então, de que morreu Heath Ledger? De overdose acidental de remédios pra dormir? Ah, fala sério... o cara era lindo, talentoso, bem sucedido, rico, tinha uma filha linda, “tocava o terror” em Hollywood e de repente joga tudo isso fora por causa de pílulas pra dormir???

Não sei das mazelas da vida alheia. Às vezes a gente olha pras pessoas e acha que tá tudo bem, mas não tá. Até com a gente mesmo... muitas vezes a gente tá mal e dá aquela disfarçada básica pra ninguém perceber... mas quando acontece com uma celebridade inevitavelmente o primeiro pensamento é: o que faltava na vida dessa criatura???

Quando soube da morte de Heath Ledger automaticamente me lembrei de Kurt Cobain. O vocalista do Nirvana (adoro!!!) morreu em circunstâncias igualmente “inconclusivas”, aos 27 anos, com um tiro na cabeça. A versão mais aceita para o caso é a de que Cobain cometeu suicídio, mas muitos acreditam que ele tenha sido vítima de um assassinato planejado por sua própria esposa, a (em minha opinião) execrável Courtney Love.

Outras mortes prematuras e igualmente “tolas” foram as de Jimi Hendrix, Janis Joplin e Jim Morrison. Todos esses ícones da música dos anos 60 morreram, assim como Cobain, aos 27 anos de idade. Uma lástima...

Jimi Hendrix foi o primeiro deles. Encontrado em 18 de setembro de 1970 desacordado após ter tomado nove pílulas para dormir (benditas pílulas...) e asfixiando em seu próprio vomito, o “deus das guitarras” morreu horas mais tarde já no hospital. Seu corpo foi mandado de volta para casa e enterrado no Greenwood Memorial Park, em Renton, Estado de Washington, nos Estados Unidos.

Dias depois, em 04 de outubro do mesmo ano, morria Janis Joplin de overdose de heroína em Los Angeles, Califórnia. Seu corpo foi cremado no cemitério-parque memorial de Westwood Village, na cidade de Westwood, Califórnia, e suas cinzas foram espalhadas pelo Oceano Pacífico numa cerimonia.

No ano seguinte, em 03 de julho de 1971, o vocalista do The Doors, James Douglas Morrison, ou simplesmente, Jim Morrison, foi encontrado morto em Paris. Aonde ele estava e em que circunstâncias? Bom, senta que lá vem a história...

A morte de Morrison talvez seja, dentre as todas citadas, a mais conturbada. A versão sustentada até bem pouco tempo atrás era a de que Morrison foi encontrado morto numa banheira de um apartamento. Sem prova de eventual crime, o corpo não foi autopsiado e dentre as muitas hipóteses levantadas à época, restou a versão "oficial" de que Morrison morreu de ataque cardíaco.

Ataque cardíaco? Jim Morrison? The Doors? Rock´n Roll? Década de 60/70? Liberdade sexual? Feminismo? Hippies? Psicodelia? Contracultura? “Paz e amor”? ATAQUE CARDÍACO? Putz... conta outra!

Evidentemente que diante do cenário que se desenhava naqueles tempos muitos fãs e biógrafos especularam que a causa da morte teria sido por overdose de heroína, embora Morrison não fosse conhecido por consumir (especificamente) essa substância. Outra hipótese seria um assassinato feito pelas próprias autoridades do governo americano.

Bom, eu fico com a versão da overdose, até porque corre “à boca pequena” que nesse verão correu por Paris heroína de uma pureza invulgar... além do mais, recentes publicações reforçam ainda mais essa teoria (para maiores detalhes vá até http://www.dn.sapo.pt/2007/07/27/artes/jim_morrison_afinal_morreu_fora_banh.html).

O cantor está sepultado no famoso cemitério do Père-Lachaise em Paris e seu túmulo é um dos mais visitados do mundo!

Ps. Gente, só pra concluir, tem uns fãs (malucos, claro!) que acham que Morrison forjou a sua morte, para conseguir escapar da fama e popularidade. Tudo bem... imagino eu, então, que ele ficou à espera de Elvis até 1977... desde então os dois estão numa praia no sul da Bahia, onde passam o tempo fazendo música e tomando caipirinha em total anonimato......................

Whatever!

Mesmo lamentando profundamente todas essas perdas, pelo menos as mortes dos ídolos do rock psicodélico da década de 60 têm um certo ar “heróico” (sem trocadilhos, por favor)... sei lá... era uma época tão louca, essa galera vivia tão no limite, que morrer de overdose ou engasgado no próprio vomito era a morte mais digna que eles poderiam ter...

Só avisa pro Heath Ledger que não tem mais graça nenhuma morrer de overdose (seja lá do que for) antes dos 30 em pleno século XXI... nas circunstâncias atuais, muito mais digno seria morrer numa mesa de cirurgia em plena lipoaspiração!

Ps. Gente, tentei MUITO configurar esse post, mas meus esforços foram em vão... a publicação vai sair assim horrível mesmo, é o jeito! :(

Um comentário:

Antônio J. Xavier disse...

Em primeiro lugar eu achei que o post ficou ótimo, apesar de vc não ter conseguido configurar do jeito que desejava.
Realmente é muito triste perceber que o talento se perde diante de uma busca louca por drogas e prazeres pequenos.
Adorei o blog... em especial de saber que as letras emanan de um cantinho muito especial do mundo que gosto de chamar "minha terra".
Bjo deste sergipano aqui...