terça-feira, 5 de outubro de 2010

Chile - Parte II

Vamos dar continuidade aqui as dicas do Chile...

VINHOS/PISCO

“Pisco me encanta!”
Na primeira noite em Santiago bebi 10 deles... obviamente eu já estava chamando urubu de meu lôro no sexto, né?! Mas Pisco Sour se tornou a minha bebida oficial no Chile desde então (vide atual foto de abertura desse blog). E não foi a toa que eu trouxe 5 garrafas pro Brasil, ainda que uma tenha se quebrado no caminho, graças ao PÉSSIMO tratamento da TAM às minhas bagagens, todas elas, sem exceção, impressionante...

Então, pra mim o Pisco superou o consumo de vinhos, mas tenho consciência que isso é uma questão de gosto! Na verdade eu tenho uma necessidade de beber coisas sempre geladinhas... tenho mania de colocar gelo em suco, água, refrigerante... tudo! Vinho à temperatura ambiente não é uma coisa que desça maravilhosamente bem todas as vezes... a galera ia almoçar e tome vinho pra dentro... eu preferia pedir uma cerveja ou um Pisco... vinho descia melhor pra mim a noite, embora eu tenha bebido bastante por lá, especialmente por causa do preço.

Você conseguirá beber Pisco Sour por cerca de R$10 a taça ou uma bela garrafa de vinho por R$20! Por custo benefício não tenha nem dúvidas e peça um grand reserva pra acompanhar sua refeição, vale muito a pena.

Também trouxe muitas “botellas” de vinhos para o Brasil. Você pode comprá-las em supermercados, eu mesma fiz isso indo ao Unimarc, muito próximo ao meu hotel, mas recomendo uma adega chamada Mundo del Vino. Tinha uma em Las Condes, também pertinho do meu hotel, mas compramos mesmo na que fica no Shopping Parque Arauco.

Quanto às vinícolas, visitei apenas Concha y Toro. Sinceramente? Achei fraquíssima!!! Sim, o lugar é lindo, as fotos ficam bacanas, mas a visita é paupérrima em conhecimento e degustação, não me acrescentou EM NADA!!! São só 2 degustações, uma de um Casillero Sauvignon Blanc que você compra no supermercado mais perto de você por R$30 e um Dom Melchor, esse sim na casa dos R$300, mas de qualquer forma o tour é paupérrimo. É programa de turista messsssmo, aquele que você faz porque todo mundo faz, mas que você não volta a fazer nunca mais! Fomos de táxi (uma van) porque éramos 5 e ficou “barato” assim, mas existe a possibilidade de fazer uma viagem longa de metrô e descer mais perto da vinícola pagando um precinho camarada pela corrida. Faça a melhor opção pra você.

BARES/RESTAURANTES/NOITE

Não vivi intensamente a noite santiaguenha, mas posso dar meus pitacos.

Conheci o Liguria, um Pub, que recomendo. Se for não deixe de comer as patinhas de caranguejo... UMA COISA DE LOUCO!!!!

Outra noite fomos encontrar amigos no Moloko, um barzinho bem descolado, e gostei bastante também... ficamos numa área reservada, graças a nossos amigos locais, e a noite foi deliciosa...

Conhecemos também uma boite chamada Las Uracas. PASSE LONGE!!!! Só tem gente feia, um horror (aliás, ô povinho esquisito o do Chile, viu?! Vâmo combinar...).

Já quanto a restaurantes, posso dizer categoricamente que comi MUITO bem! Minhas recomendações, em ordem de preferência: KY, Azul Profundo, Tiramissu, Asian Bistrô, Como Água para Chocolate e Miraolas. O Giratório foi o único que decepcionou. Velho, caro... enfim, não vá, a não ser que você seja teimoso que nem eu! :P

Teve também o Donde Augusto, no Mercado, onde eu comi a famosa “centolla”, mas já falei dele aqui. Resumindo: caro! Mas... Bom, acho que você pode passar uma noite agradabilíssima ido até a Rua Constituicion, em Providência. Além de alguns desses restaurantes que mencionei, lá também fica o Patio Bellavista, um complexo de bares e restaurantes... bem legal, vale a visita!

Agora, me incomodou MUITO, por incrível que pareça, o fato de que em Santiago todo mundo fuma em qualquer lugar... estou completamente desacostumada a chegar “defumada” em casa no pós-balada, e aquilo me incomodava muito. Vamos eleger Serra Governador de Santiago pra dar uma mãozinha pros caras... hehe

VALE NEVADO

Essa foi uma parte indispensável da minha ida ao Chile. Na verdade programei férias e uma viagem assim há tempos... e a idéia era sempre uma: quero ver neve. E vi!!!

Pegamos uma van no Ski Total (tem preços bons, pesquise na net) por R$40 ida e volta. Lá você também pode alugar roupas e equipamento, mas eu já tinha levado roupas de SP e optei por alugar o equipamento lá em cima, no Vale. E não me arrependi. Não sei se foi pela época, mas os preços eram equivalentes... valeu a pena. Até comprei uma meia especial de neve lá em cima, porque meu pé estava congelando (!!!) e paguei R$23 por ela. Achei razoável depois do terrorismo que tinham feito pra mim, de que lá era tudo absurdo...

Enfim, realmente achei o preço do almoço um absurdo! Comi uma parrillada individual + 1 Cerveja Cristal e paguei mais de R$60... realmente um assalto! Mas o visual era uma coisa linda, né?! Escolhemos um restaurante no meio das montanhas, lindo lindo...

Pra entrar no Vale, alugar equipamento (tabla de snow + botas) e ter aula desembolsei cerca de R$200. No mais, muitas fotos e muitas (mas MUITAS) quedas! Kkkkkkk Esquiar exige prática o que, definitivamente, você não vai adquirir em um único dia! Mas até que me arrisquei... pra chegar ao restaurante passei por pistas de níveis mais difíceis, e isso custou caro... a cabeça parecia que ia explodir, os joelhos extremamente doloridos, o corpo uma hora não respondia mais e a solução foi fazer o percurso andando... kkkkkkk Mas foi legal... queria ter podido ficar uma semana hospedada ali, só praticando... quem sabe um dia?! ;)

Não conheci outras estações (uma parte da galera voltou a subir pro Vale, mas eu não tive condições físicas pra isso...). Até queria ter ido a La Parva (estava na programação fazer isso), mas acabei esquiando apenas no Vale, então não posso dar tantas dicas assim sobre esqui no Chile... o que posso dizer é que valeu muito a pena fazer o passeio e cada Real investido... foi demais!!!!!

Bom, depois escrevo mais... prometo que em mais um post termino essa parada do Chile!
Até lá...

Nenhum comentário: