segunda-feira, 26 de maio de 2008

Retrato Eletrônico

Eu resolvi escrever um blog no final do ano passado, mas eu só queria começar pra valer quando tivesse certeza de que não ia faltar fôlego pra dar continuidade a ele. Por isso fiquei hesitando por um tempo, até que movida pela virada do ano resolvi colocar a mão na massa.

Aliás, esperei como uma louca a virada do ano (2007/2008), mas não como a virada do ano passado (2006/2007), onde eu estava saindo de um péssimo ano da minha vida pessoal e esperançosa de que minha sorte mudasse. Na verdade a gente sempre espera que a sorte mude quando mudam os ciclos, né verdade? Tipo, “Depois do meu aniversário eu vou emagrecer”, ou então “Depois daquele período eu vou começar a levar a faculdade a sério”... engraçado como a gente vive adiando as coisas, como se fosse impossível começar as mudanças que se quer de imediato, já perceberam?

Enfim, sou um ser humano bem ordinário (no sentido de ser comum, claro), assim, eu também espero as mudanças de ciclos pra tentar mudar meu comportamento, e foi assim que esperei 2008 chegar, depois de um 2007 bem bacana, mas muito “morno”, eu queria realmente promover mudanças na minha vida e pra isso era preciso mudar uma série de coisas. Bom, pelo menos o principal eu já tinha, que era a consciência disso.

Comecei devagar e tem dado certo. Olhos gordos que não me “escutem”, mas tem sido um ano MUITO MUITO MUITO bom... e que os anjos da boca mole digam amém até que ele acabe... aliás, que essa coisa boa se perpetue pelos anos que virão! :p

O blog foi inaugurado em 02 de janeiro e minha primeira mensagem (“A Receita de Ano Novo do Poeta”) fala exatamente sobre tudo isso que eu falei. Da necessidade que eu sentia de olhar mais pro meu próprio umbigo e dar um gás na minha vida, sem me importar em ter que esperar o ano novo chegar pra fazer isso, pelo menos eu ia tentar...

Textos como o postado no início do ano vêm se repetindo até hoje, quase metade do ano. Foi assim, mesmo sutilmente, em “Queridos Amigos” de 19 de fevereiro; mais diretamente em “Chutando o Balde” de 03 de março (gosto MUITO desse post... meu preferido!) e também em “O Papel dos Amigos”, este mais recente, publicado em 08 de maio.

Acredito que o blog pode ser dividido entre vários tipos de textos e eu procuro alternar o foco desses posts pra não cansar quem vem por aqui sempre e pra não dar ao Tolices S/A nenhum tipo de rótulo que não seja aquele que eu mesma dei em sua criação: “uma ode a tolice e ao ócio criativo”.

Existem textos meio desabafo, onde eu acabo “filosofando” sobre as coisas que penso e naquelas em que acredito (a exemplo de “Os bons morrem jovens” de 24 de janeiro e “Rir é o melhor remédio” de 20 de maio). Noutros eu sou sentimental ao extremo e acabo escrevendo coisas sobre minha vida ou sobre minhas relações afetivas (Exemplos: “Qualquer Semelhança é Mera coincidência” de 09 de fevereiro e “Fiquei pra Titia” do dia 26 daquele mesmo mês).

Acho que pra vocês os mais legais são os posts besteirol mesmo, né?! Ali eu escancaro minhas opiniões e revelo minhas tolices ou em outras ocasiões, acabo falando sobre viagens e festas, sempre procurando ter uma boa história pra contar e deixar interessante pra que mesmo as pessoas que não participaram da festa ou da viagem sintam vontade de ler. É mais complicado nesse caso, mas rola... isso porque eu não quero que o blog se torne uma simples vitrine da minha vida, mesmo sabendo que essa é a finalidade de muitos blogs por aí. Eu prefiro mesclar meus interesses...

Só fico chateada de não poder responder aos comentários da galera. Tem uns que me deixam com a mão coçando!!!!! No caso de Isabela Nardoni eu não resisti e fiz um post pra responder a todos que comentaram, mas não dá pra fazer isso sempre senão acaba ficando chato. Prefiro que fique sempre assim: eu escrevo; vocês lêem; quem quiser comenta pra acrescentar alguma coisa e isso se torna público.

É até engraçado porque ao escrever eu fico prevendo se o post vai repercutir ou não. O de Isabela eu sabia que ia 'bombar'... inevitável, né?! E em posts como o de hoje é mais natural que apenas se leia, porque não há muito pra comentar mesmo...

Na verdade eu tinha ficado de fazer uma retrospectiva depois daquela parada de pouco mais de um mês entre março e abril, mas depois achei cedo demais pra fazer isso... talvez o mês de dezembro seja mais propício. De qualquer forma reli tudo que escrevi e vi um filme passando na minha cabeça, porque a depender do post eu me lembro exatamente do momento em que ele foi escrito e do que se passava na minha vida ali. Ver mudanças é sensacional, ainda mais quando quase todas foram pra melhor...

Como disse, o postChutando o Balde” (http://tolicessa.blogspot.com/2008/03/listas-listas-e-listas-desde-cedo-gente.html) foi o que eu mais gostei até agora, porque foi esperando “adubar” a vida em 2008 que eu resolvi criar um blog (pra de certa forma relatar isso aqui também, levando em conta que escrever é bem terapêutico pra mim) e depois de “A Receita de Ano Novo do Poeta” foi nesse post que eu demonstrei todo o meu esforço em direção a isso.

Eu continuo ‘riscando minha lista’ e determinadas mudanças, pelo menos pra mim, já são bastante visíveis. É aquela coisa... se você continua vivendo da mesma forma sempre, os anseios de mudança nunca vão se concretizar, simplesmente porque não há como mudar quando se continua conduzindo a vida dentro de uma ‘mesmice’. Se você muda o tom, se você busca mudar suas rotinas (sim, assim no plural mesmo) e, principalmente, suas posturas, a mudança se torna uma simples conseqüência. Só não dá pra prever se todas as mudanças virão pra melhor ou pra pior, né?! Aí, neguinho, é rebolar pra que esse trabalho catalise boas energias pra você, sem prejuízo de outras pessoas. Não é tão difícil assim... basta querer e correr atrás.

O blog, portanto, é uma constatação pública de muitas tolices (ainda que criativas, confesso), mas também de uma busca que eu acredito seja intrínseca a todo ser humano: a busca de querer ser alguém melhor.

E vâmo que vâmo...

2 comentários:

Nani disse...

Ô Paulete, pra mim qualquer post seu é muito bom pq tem sua marquinha!! E é isso que me importa...

Se vc falar do terremoto na China ou do último seriado de Friends (bem, desse sou suspeita pra comentar, eu sei!) estarei aqui lendo pq sua autenticidade me encanta! :)

E chega de "babar seu ovo" pq eu sou uma Beliene.. E Belienes só fazem isso dps de tomar "umas"!!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk..

Amo vc peste!
=**************

Danniel Melo disse...

É sempre bom ler seus textos, amore! Bom recordar com eles, como foi o que vc escreveu sobre seus irmãos... bom mesmo!
Não sei se vc viu, mas mudei o endereço do meu... tentei fazer umas coisas nele e deu pau várias vezes!! Foi f***..
Espero sua visita... rs!
xerooooo!!