segunda-feira, 3 de março de 2008

Chutando o balde

Listas, listas e listas!

Desde cedo a gente se habitua a viver a vida pautado sobre listas e mais listas... é lista de material escolar, lista de telefone, lista do supermercado, lista de aprovados no vestibular... tem até “lista virtual”, ou você nunca brincou de ganhar na mega sena e fez uma lista das coisas que gostaria de fazer com a grana???

Eu particularmente adoro listas. Toda vez que vou viajar, por exemplo, pode ser viagem de um dia, pode ser pra o lugar mais perto do mundo, eu faço uma lista das coisas que tenho que colocar na mala. Por outro lado, tem tempo que meu terapeuta me pediu uma “lista de objetivos”, digamos assim, e essa eu ainda não escrevi. Não sei se porque tô com medo de escrever coisas que eu espero realizar e mais tarde ter que enfrentar a frustração de não tê-las conseguido, ou se porque um marasmo enorme me abateu e eu ando desanimada demais pra ter objetivos. Prefiro ficar com a primeira opção, afinal, é melhor ser covarde que apática, mas prometo, Doutor, escreverei em breve...

Pensei nessa bendita lista hoje ao sair do cinema. Aliás, me permitam abrir aqui um “ps”: quem quiser minha companhia pra um cinema nas próximas semanas, por favor, convide-me pra assistir a um filme leve, divertido e que me arranque boas risadas... não agüento mais sair de nariz entupido do cinemark!!!!

Bom, voltando... depois de “O Caçador de Pipas” semana passada, hoje fui assistir “Antes de Partir”, cujo título original é... “The Bucket List”!

O filme conta a história de dois homens com câncer em estágio terminal, que ‘fogem’ do hospital e põem os pés na estrada com uma lista de coisas que gostariam de fazer antes de morrer. Os personagens interpretados, nada mais nada menos, que por Morgan Freeman e Jack Nicholson, dão ao filme o apuro que um excelente roteiro e uma puta trilha sonora precisavam.

Na “lista do balde” (nos EUA utiliza-se a expressão “chutar o balde” para o que no Brasil diríamos “bater as botas”, daí o título original do filme) existem coisas como “rir até chorar”, “testemunhar um grande evento”, “dirigir um Mustang Shelby”, “fazer uma tatuagem”, “beijar a mulher mais linda do mundo”, e por aí vai...

O que me deixou pensativa e lembrando do meu terapeuta na saída do filme é o fato de que uma “lista do balde” pode ser feita em qualquer momento das nossas vidas, tenha você 12, 21, 43 ou 70 anos. Ela pode ser rabiscada a qualquer momento, seja para acrescer itens, seja para riscá-los. O problema é: por que geralmente listas assim costumam ser feitas quando o relógio marca pouco tempo pro final do jogo? Assim como no filme, por que esperar tanto pra correr atrás das coisas que desejamos muito fazer?

É mesmo inerente à natureza humana essa “espera sem sentido”, ainda mais em se tratando de brasileiros que somos, aquela velha mania de deixar tudo pra última hora...

Pois bem, eu espero viver ainda... hum....... uns 60 anos. É bastante tempo! De qualquer forma, a gente nunca sabe mesmo... e melhor nem saber!!! Tudo que eu sei – e já me basta – é que cada dia que passa menos 24 horas eu tenho pra escrever e rabiscar a minha lista, assim como você a sua.

Difícil é focar! Ultimamente parece que eu andei em círculos!!!!!!!
Ok... nunca é tarde... no filme os caras tinham meses de vida e conseguiram rabiscar todos os itens... então com um pouco de sorte ainda dá tempo de escrever e rabiscar a minha.

Inconscientemente eu andei começando esses dias. E você?

4 comentários:

Ly Teixeira disse...

Texto muito, muito, muito bom!
Faz com que a gente que lê, vivencie em palavras toda idéia que vc quis passar...adorei! Minha lista eu faço todo fim de ano para o ano seguinte..rssss..algumas coisas eu alcanço, outras eu coloco de novo para o próximo ano e assim vai...até consegui. Sou bastante determinada..rssss
Beijocas e boa semana!!!

Kaká Barbosa disse...

já era hora, né? :)

tâmo junta...

:***

Anônimo disse...

Assim como eu te disse, aqui estou passando por seu blog...legal poder vir aqui ler e reler os seus textos(ja reli alguns desde a semana passada).
e os mais legal é me identificar com eles... pois sim ahahaha
saiba que depois da minha leitura de hoje acho que vou conseguir riscar um item da minha lista... um importante diga-se de passagem... que sempre tive vontade mas acabava deixando p fazer depois... pq n tinha o endereço, telefone p ligar ou n sabia se conseguiria mesmo seguir em frente. mas acabei de ligar e de marcar minha visita! ou seja superado... agora é so aguardar ser chamada e fazer o q eu sempre quis... e quando eu conseguir eu te conto ta?! kkkkkk
afinal vc me fez levantar a bunda da cadeira e ligar... kkkkkkk
bjos

Paula Dantas disse...

Vocês não imaginam como tô surpresa e feliz da vida com o "sucesso" do blog!!!!!!
Desse jeito não vou parar de escrever mais...

Beijos a todos, inclusive aos que lêem, mas não comentam, e até pra aqueles que lêem e não gostam (mas tão sempre por aqui!) :p