sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Contagem Regressiva

Daqui a 3 semanas Bob Dylan estará se apresentando no Brasil pela quarta vez.

Eu sei que ele dispensa apresentações, mas vale a pena ressaltar que esse americano de 66 anos já lançou mais de 45 (!!!) álbuns desde 1962, quando começou a fazer sucesso tocando folk tradicional. Durante sua longa carreira o músico já ‘passeou’, além do folk, pelo country, blues, rock e até gospel (considerado por muitos um dos maiores momentos de baixa da sua carreira).

Acho que Dylan não poderia voltar ao Brasil num momento melhor. Existe um novo interesse por sua vida e obra com o lançamento do filme "I´m Not There", de Toddy Haynes, que conta com grande elenco, e o lançamento do recente "Modern Times" (2006), com o qual Dylan voltou a conquistar a liderança do ranking dos mais vendidos nos Estados Unidos (a última vez que Dylan tinha alcançado esta posição foi com o álbum "Desire", de 1976).



Mas independentemente disso, qualquer momento é bom para se ouvir Bob Dylan. A voz pode não ser lá essas coisas, mas o cara é um mito e dono de um estilo que influenciou inúmeros artistas contemporâneos, como os Beatles, especialmente a John Lennon, que compôs diversas músicas inspiradas em Dylan, a exemplo de “You´ve Got To Hide Your Love Away” (Help!, 1965).

Aliás, muito venho resistindo a escrever desde que iniciei esse blog sobre a única coisa pela qual sou fanática na minha vida: OS BEATLES! Mas não posso falar em Dylan sem mencionar o quarteto mais famoso do mundo...

Digo isso porque foi depois de conhecer Beatles que meus ouvidos se abriram a uma série de sons. Foi a partir de 1995, quando passei a devorar loucamente todas as linhas escritas sobre “Beatles” que eu visse na minha frente, que ouvi falar e pude conhecer Little Richard, Jerry Lee Lewis, Chuck Berry, Elvis Costello, Billy Preston, Eric Clapton e, claro, Bob Dylan (entre tantos outros).

No caso de Dylan, li que em 1964 os Beatles estavam se apresentando pela primeira vez nos EUA e, entusiasmado, John pediu a um amigo em comum que o trouxesse ao encontro deles.

O encontro aconteceu em 24 de agosto num quarto de hotel de NY. Nesta oportunidade os Beatles foram apresentados a Dylan... e Dylan os apresentou à maconha! A partir daí a cara da música pop e da cultura popular nunca mais foi a mesma... bendito baseado, ou melhor, benditos baseados, porque reza a lenda que eles fumaram vários naquela ocasião............

Então Dylan abraçou a guitarra, elevando suas canções a decibéis de eletricidade distorcida. Já os Beatles deixariam de lado o “iê-iê-iê” para mergulhar a fundo em si mesmos, valorizando a partir daí um experimentalismo bastante intuitivo e nostálgico. Pra mim a prova disso é a pegada mais folk/country de Help! (1965) e a tendência nostálgica notada em Rubber Soul, do mesmo ano.

Foi por esta razão que, felizmente, eu comecei a ouvir Bob Dylan. E, claro, “with a little help from my... ‘brothers’” too! :p

Pra concluir, Jamari França publicou em seu blog no dia 13 de fevereiro (http://oglobo.globo.com/blogs/jamari/):

“Botar Bob Dylan numa arena de seis mil pessoas com o ingresso mais barato a 150 pratas é muito otimismo. O homem não é tocado aqui em rádio, seus discos vendem pouco, só vai quem gosta e conhece a relevância de um dos artistas de ponta da música popular do século passado.”

Obrigada Jamari. Nos vemos na Arena Rio no próximo dia 8, se Deus quiser...

4 comentários:

Unknown disse...

Paulinha,
Estou cada vez mais fã do seu blog!
Vc escreve de uma maneira tão limpa e objetiva que toca direto o leitor (talento raro, minha amiga!!!).
Mesmo quando fala de relacionamentos (post do dia 09/02), vc consegue fugir da "pieguice" e nos faz enxergar a nós mesmos nas entrelinhas da sua narrativa.
Muito legal mesmo este espaço.
Ah, e aproveite bastante o Mr. Dylan!
beijos.
Marília Nabuco

Kaká Barbosa disse...

minha amigaaaaaaaaa

poste o comentário q eu fizzzzzzzzz

auuuuu

kk

Kaká Barbosa disse...

pois é gataaaaaa

já tô fazendo minha lição de casa direitinho...'modern sound' não sai do meu cd player, agora, vamo torcer p ele tocar uns hits pq apesar de mto bom, o 'modern' é bem lento, country e tal...tem q rolar os velhos hits de outrora :PP

no mais, até o Arena Rio amiga véiaaaa

auuuuuu

Kaká Barbosa disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

modern TIMES casseta! uhahauha

tô no ritmo do Rio já...au!