segunda-feira, 23 de março de 2009

A catarse do giro

Pra finalizar a trilogia sobre o “giro”, reservei esse último post para falar sobre as minhas impressões do Festival Just a Fest, onde Los Hermanos, Kraftwerk e Radiohead se apresentaram no último final de semana.

Eu estava no Rio e mesmo sem ter previsto a ida ao show, por força das circunstâncias, acabei ficando... confesso que minha expectativa maior era assistir a Los Hermanos, mas o que me arrepiou mesmo na Apoteose foi a turma de Thom York e seu Radiohead.... mas vamos por partes!

A ida ao show, mais uma vez, foi tranqüila. Era uma sexta-feira e ninguém (especialmente eu) queria chegar atrasado pra não perder a primeira atração da noite: os Hermanos...

Pontualmente às 19h eles subiram ao palco para delírio do público presente, ainda pequeno em razão do horário. Acho que isso prejudicou um pouco os caras e fez toda diferença no show de SP que eu assisti pelo Multishow... no Rio, numa sexta, muita gente ainda estava trabalhando quando o show começou, outras estavam presas no rush... cheguei a ver um cara de terno com certeza saído do trabalho direto pra Apoteose pra não perder o show. Outra coisa que me desanimou foi o som baixo... as pessoas cantando em volta abafavam fácil a voz de Camelo e Amarante... depois fiquei sabendo que isso foi uma imposição da produção do evento... enfim, maior bola fora!

Tirando esses pormenores, assistir a Amarante e companhia é SEMPRE, emocionante. Não consegui arredar o pé de onde estava nem pra ir ao banheiro, nem pra comprar cerveja (não que não comprassem pra mim, né?!)... só queria ficar por ali, no aperto ‘gostoso’, escutando aquele som que eu AMO e cantando junto com eles...

O set list (na ordem) foi:
*Vale frisar que a ordem das músicas foi (sabiamente) modificada pro show de SP, o que também ajudou na apresentação de lá...

1. Todo carnaval tem seu fim
2. O vencedor
3. Retrato pra Iaiá
4. Último Romance
5. Morena
6. Além do que se vê
7. O vento
8. Cher Antoine
9. A outra
10. Primeiro Andar
11. Casa Pré-Fabricada
12. Deixa o verão
13. Cara Estranho
14. Assim Será
15. Condicional
16. Sentimental
17. Cadê teu suín?
18. A flor

Deu pra segurar o choro até “Primeiro Andar”, mas em “Casa Pré-Fabricada”, já com algumas cervejas na cabeça, ficou impossível... “Vale o meu pranto que esse canto em solidão, nessa espera o mundo gira em linhas tortas. Abre essa janela primavera quer entrar pra fazer da nossa voz uma só nota...”. Putz... arrepiou só de lembrar.

Outro momento maravilhoso foi em “Sentimental”, com a Apoteose ainda mais cheia, e aquele coro berrando “Eu só aceito a condição de ter você só pra mim, eu sei não é assim, mas deixa...”, coisa de louco!!!!!!



Em geral, a emoção do show toda se deu, em minha opinião, pela força das letras do Los Hermanos, porque o som era ruim, o palco não tinha produção nenhuma, a banda não estava suficientemente entrosada e a postura dos caras pra um show dessa importância era por demais pernóstica. Camelo conseguiu ser mais antipático que Amarante, que aliás, estava um fofo... risonho e super feliz com o coro, foi o que mais interagiu. Quanto a Camelo, acho que Malu tava menstruada esse final de semana, só pode... então fica aquela frustração, porque não foi o show que eu esperava, a catarse que eu esperava... eles sequer tocaram alguma coisa do primeiro disco! :(

E nem pensem que a 'catarse' aconteceu com o Kraftwerk. Já no intervalo depois do show dos Hermanos fui ao encontro de uma galera massa de Aracaju e durante a apresentação entediante dos alemães fiquei batendo papo e bebendo cerveja. O palco deles era até legal, com umas projeções e luzes bacanas... acho que olhei pro palco umas 3 vezes, e já foi o suficiente, porque aquele som era digno de riso... quatro caras estáticos no palco, vestidos em macacões, com quatro laptops em mãos fazendo um “som”. ME POUPE! Até eu toco desse jeito... definitivamente música eletrônica não é a minha praia.

Até que, enfim, o grande momento da noite aconteceu. Com um som IMPECÁVEL e um palco fenomenal, o Radiohead começou seu show e me mostrou porque é tida como uma das melhores bandas de rock do mundo. Falo isso porque pouco conhecia o trabalho deles, mas as 2h de show no Rio me convenceram que é hora de baixar toda discografia da banda.

Era impossível não prestar atenção ao show, era TUDO muito perfeito. A cada música uma interpretação melhor que a outra de Thom York, e ao contrário do Los Hermanos, a afinidade da banda era evidente... o som estava perfeito e o palco era hipnotizante.


Segue set list:

15 Step
Airbag
There There
All I Need
Karma Police
NudeWeird Fishes/Arpeggi
The National Anthem
The GloamingFaust Arp
No Surprises
Jigsaw Falling Into Place
Idiotheque
I Might Be WrongStreet Spirit (Fade Out)
Bodysnatchers
How To Disappear Completely

Bis 1
Videotape
Paranoid Android
House of Cards
JustEverything In Its Right Place

Bis 2
You and Whose Army?
Reckoner
Creep

Saímos todos extasiados da Apoteose e felizes da vida por cada centavo investido no ingresso. Foi um show lindo! Radiohead rocks!!!



*Em breve posto fotos nossas durante o evento. NHÁ!

Nenhum comentário: