quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Retrospectiva. Falta pouco...

Os Beatles entraram na minha vida em 1995. Aos 14 anos, eu descobri que estava completamente apaixonada por 4 caras, 1 deles já falecido, os outros 3 com a idade dos meus pais... descobri os anos 60, a contracultura, as drogas, a revolução feminina, o rock´n roll! E descobri tanta gente: Clapton, Dylan, Chucky Berry, Led Zeppelin, Pinky Floyd... um mundo de informações ia chegando aos poucos, a medida que meu interesse crescia.

Não sei por que, mas desde o início Paul McCartney sempre foi o meu “queridinho”. Sabe aquela coisa: “Qual o seu beatle favorito?”. Bom, se era pra ter um preferido, que fosse ele... mas que fique claro que AMO todos, viu?! :P

Paul foi o cara que mais brigou pelos Beatles. Apesar de ter sido o primeiro a anunciar oficialmente o fim da banda, todo mundo sabe que ele foi o último a “pular do barco”. Com a morte do empresário de longas datas, Brian Epstein em 1968, os Beatles perderam o rumo... era muita grana, muito ego... ainda apareceu Yoko... kkkkkkk Enfim, a mágica tava acabando mesmo pra dar lugar a lenda.

Foi Paul quem insistiu para que os Beatles voltassem a Abbey Road depois de sucessivas brigas durantes as gravações do Projeto Get Back no Twickenham Studio em 1969 (idéia essa também do Paul). O Projeto Get Back mais tarde se tornou o álbum Let it Be (1970), e, antes, essa volta a Abbey Road tornou-se o MAGNÍFICO álbum homônimo (1969).

Com o fim dos Beatles em 1970, todos saíram em carreira solo. Vieram álbuns maravilhosos, como o triplo All Things Must Pass de George (1970) e os álbuns Plastic Ono Band (1970) e Imagine (1971), de John Lennon, todos recheados de sucessos. Paul não ficou pra trás!!!

Em 1970 lançou o McCartney, seguido do RAM em 1971, discos que eu adoro, principalmente o RAM... eu adoro o RAM!!!! Every Night e Another Day são dois dos hits que fazem parte desses álbuns, respectivamente. E aí Paul resolveu montar uma banda... ele mesmo declarou que a parada dele é banda... ele gosta dessa coisa de ter um “conjunto”... enfim. Assim nasceu o Wings em 1971, sofrendo várias formações até o seu final em 1979, mas sempre contando com Linda McCartney nos teclados e Danny Laine na guitarra, além do próprio Paul, claro! A banda lançou 9 álbuns ao total, e colecionou hits como My Love, Band On The Run e Live and Let Die, fazendo muito sucesso nos EUA durante todos esses anos.

Em 1980 Paul lançou o McCartney II e voltou a carreira solo, como está até hoje, mas demorou 9 longos anos pra que ele colocasse o pé na estrada novamente... foi somente em 1989, com a The Paul McCartney World Tour. E aí, a grande surpresa: finalmente um beatle pisava em solo latino americano e, claro, no Brasil!

Em abril/1990 Paul quase não subiu no palco montado no Maracanã... chovia torrencialmente no Rio, e o show inicialmente marcado pra 18 foi adiado para o dia 20. Enfim, ainda com água pelas tabelas, Paul subiu ao palco e cantou para alegria dos fãs brasileiros... mas o que de mais legal aconteceu nessa passagem do Paul pelo Brasil não aconteceu no show do dia 20, mas no show do dia seguinte... Em 21 de abril de 1990, depois de um lindo dia de sol carioca, Paul McCartney levou 184 mil (!!!!) pessoas ao Maracanã, recorde absoluto de público para um cantor solo, devidamente registrado pelo Guinness até hoje...

Ele voltou ao Brasil em 1993, com a New World Tour, dessa vez para mais 2 apresentações: a primeira no Pacaembu/SP, em 03 de dezembro e a segunda em Curitiba, dia 05 de dezembro. E então um graaaaande hiato se deu, até que, finalmente, depois de muita, mas muita especulação, Paul voltará a se apresentar para os brasileiros, com 3 shows, um deles em Porto Alegre e os demais em São Paulo.

Aos 68 anos de idade, acredito que a Up and Coming Tour seja a última grande turnê desse que é um dos maiores nomes da música de todos os tempos, o cara que influenciou gerações e mudou o jeito do mundo de ouvir e fazer música. Sinto-me privilegiada por gostar tanto de Beatles e dos 4 individualmente... Sinto um orgulho danado de ter esse ouvido “seletivo”... hehe

A ansiedade é MONSTRUOSA!!! Sábado embarco pra Porto Alegre para assistir a primeira dessas 3 apresentações, que acontecerá no domingo no Beira Rio. Na volta a São Paulo, conto tudo pra vocês aqui no Tolices!!!

E na despedida de hoje, Live and Let Die, ao vivo do Foro Sol, Mexico City em 27/05/2010. Olha só como essa vai ser loucuraaaaaaaaaaa... ;)

http://www.youtube.com/watch?v=5xw6nUia5to&feature=related

See ya!

Nenhum comentário: