terça-feira, 20 de maio de 2008

Rir é o melhor remédio!

Há alguns dias eu quase dediquei um novo post ao “estresse”. Estava tão pressionada no trabalho e me sentia tão esgotada fisicamente no final do dia que cogitei a possibilidade de pesquisar o sintoma a nível científico e entrelaçá-lo com as experiências do cotidiano. Mas o próprio estresse era tão grande que eu sequer tive coragem de sentar e escrever sobre ele mesmo!!!

E também porque eu queria falar de algo mais aprazível depois de dois posts meio ‘carregados’ e de cunho pessoal, como os últimos... queria falar sobre algo que me desse a oportunidade de desenvolver uma escrita leve e agradável, não só pra mim, mas pra todos que visitam o blog, enfim, falar de uma “tolice” qualquer. Ontem a noite, depois de duas crises de riso (uma no celular, outra no MSN), eu não tive dúvidas: é sobre o poder da gargalhada que eu quero escrever!!!

Pensem comigo. Certas coisas (ou situações) produzem no ser humano uma enorme sensação de prazer, de bem estar: devorar uma barra de chocolate na TPM, fazer xixi depois de beber 5 chopes, escutar por acaso sua música preferida tocar na rádio, sexo... (ah, num vô mentir! :p). Mas uma boa gargalhada tem seu lugar... ah se tem!

Você lembra a última vez que sorriu incontrolavelmente???
Tente lembrar aquela sensação maravilhosa, de como você se sentiu leve e de como foi prazeroso...

Eu mesma, tirando as crises de ontem (mais contidas), fui vítima de um grave colapso (sim, aquilo foi um colapso!) de risos incontrolados há umas 3 ou 4 semanas atrás, na saída de um barzinho aqui de Aju em companhia do meu irmão e mais duas amigas. Não me pergunte do que a gente riu... EU NÃO LEMBRO!!! Mas lembro de como ríamos um da cara do outro e aquela sensação vem novamente à tona... só de lembrar já é maravilhoso! Vale frisar que uma dessas amigas não ‘agüentou a pressão’ e fez xixi nas calças... kkkkkkk lamentável!!!!

Na verdade o sorriso é uma grande arma. Muitos hospitais mais avançados já estão utilizando a força do sorriso para ajudar o restabelecimento de seus pacientes. Estão aí os “Doutores da Alegria” que não me deixam mentir! Pesquisadores ao redor do mundo continuam se debruçando sobre o poder das emoções positivas na conservação da saúde e da longevidade e os resultados são muito bons, pra conferir basta jogar no Google.

Já se sabe, por exemplo, que o simples ato de abrirmos os lábios em um sorriso movimenta cerca de 73 músculos da face e envia ao cérebro um comando de bem estar e segurança. Mas acho que não é preciso um estudo científico pra que a gente saiba disso, né?! No dia-a-dia todos nós conhecemos o poder e a força de um sorriso genuíno, especialmente as respostas positivas que atraímos daqueles a quem o dirigimos.

Li uma frase na net que sintetiza bem isso que eu acabei de dizer: “A nossa face permite aos outros saberem que emoções estamos a experimentar, enquanto que o resto do corpo revela a intensidade das nossas emoções (Garner, 1997)”. Agora imaginem a quantas pessoas um sorriso ‘rasgado’ seu pode fazer bem hoje ou, invertamos os personagens: o quanto poderia lhe fazer bem receber um sorriso rasgado do rosto de alguém...

É por isso que especialmente naqueles dias em que a gente não se sente muito bem, está estressado ou decepcionado, triste, meio perdido sem saber o que fazer, o melhor remédio é se cercar de pessoas que coloquem o astral da gente lá em cima... as chances de que esse encontro lhe provoque uma boa gargalhada são grandes e que, assim, você consiga amenizar os seus sintomas. Não resolve, mas ajuda.

Entendeu, "nojento"? “Tcham!!!" :p

7 comentários:

Leonardo Zanelli disse...

Massa!
Me lembrei do lance da minha irmã debaixo da cama. Ri um bocado agora, sozinho mesmo, para espanto da chefe do gabinete. Já vai melhorar o rosto para o resto da noite...

Anônimo disse...

Tô rindo...
seu texto de hoje me deu essa sensação de bem estar da qual vc estava falando...

beijão e mais uma vez, obrigada pelos textos maravilhosos!!!


PS. vc bem que poderia soltar o nome da amiga que fez xixi nas calças...
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ia render boas risadas....

Kaká Barbosa disse...

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

só de lembrar daquela crise, ri que me acabei aqui de novo!! uahuahuahuahuahu....não fui eu que fiz xixi nas calças, mas não vou dizer quem era a outra amiga pra não entregar....e eu lembro muito bem do que foi que a gente tava rindo!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

ai ai...bom demais :P

amei o post!

xerundas!

Nani disse...

Ahhh.. Juro que achei que seu post foi especialmente pra mim, Paulete! =p Concordo em gênero, número e grau contigo e, inclusive, o sorriso é uma arma muito forte na minha futura-quase profissão! ;) hihihi..

Não sei se vc sabe mas sou fã de carteirinha (com direito a blusas, dvds, etc) do trabalho dos Doutores da Alegria e tô escrevendo umas coisas relacionadas a isso na minha Monografia! ;)) Ou seja, vc escreveu esse post pra MIM! heuaheuahe...

Sem falar que eu sou uma das pessoas que mais dá BOAS risadas com vc né? SEJA SINCERA!! Ahhh.. e como é boooom!!! E como faz bem!!!!
;)))

Muito feliz da sua parte postar isso.. E muito mais útil do que postar algo sobre estresse, ao meu ver! :p hehehehe!

Beijocas e SORRISOS pra vc!!
(Isso vc sabe que eu tenho de sobra neeeh? =])

Jefferson Xavier - Jex disse...

Eita Paulinha! Acho q na vida nada é por acaso mesmo.
Eu pesquisava uma foto de Isabella no google e encontrei seu blog. Veja só que interessante. Dei boas risadas com seu texto sobre o homem daí de Sergipe que cortou o pinto (Meu Deus do céu, rs) e agora com esse aqui.
Eu amooooooo sorrir. E mesmo que eu num tenha um sorriso colgate, aquele fatal, eu rio mais do que qualquer coisa até das minhas besteiras kkk
Muito bom o seu texto e chegou na hora certa.
Já pesquei essa frase “A nossa face permite aos outros saberem que emoções estamos a experimentar, enquanto que o resto do corpo revela a intensidade das nossas emoções (Garner, 1997)” para uma palestra que irei ministrar no sábado.
Satisfação em conhecÊ-la. Vc acaba de ganhar mais um fã do Piauí.
Bjsdojex

Anônimo disse...

Filha, vc sabe como gosto de rir, aliás, lembra que vcs ficam zoando comigo qdo fico rindo com as besteiras do Tiririca, Didi, do Zorra Total, do Toma Lá da Cá, Friends e por aí vai. Sempre digo que adoro as pessoas que me fazem rir e sinto saudade e falta dos que me fizeram rir e que já se foram. Lembra daquele filme "Antes de Partir" que um dos itens de coisas que eles tinham que fazer era exatamente "rir de chorar"? Pois é, tá provado e comprovado que sorrir presta prá tudo, até prá curar unha quebrada. Portanto vamos sorrir, rir, dar gargalhadas, fazer xixi de tanto rir (tenho uma amiga que é craque nisso), balançar a pança (meu pai...) e sentir que a vida se torna mais fácil prá vivê-la.
Vc me faz sorrir.
Te amo.
Bjos

Anônimo disse...

Não preciso dizer a pessoa que faz todas as amigas chorarem de rir das besteiras que nós falamos quando nos reunimosss??kakakakakaka...Nunca mais tinha comentado o seu blog, tava sem net, computador quebrado, aí complica, mas tenha certeza que quando a gente se junta, é p/ chorar de rir literalmente!!!!!!!!!Beijão, amiga que alegra os meus dias!!